PPGO | (92)99271-9886 |

O curso de Graduação em Odontologia da UFAM foi instituído em 1966, por meio da Resolução n.º 4.069-A, de junho de 1962, e reconhecido em 1973. Atualmente, o curso de Odontologia possui 42 vagas e tem um corpo docente constituído por 26 docentes alocados no ciclo básico (professores de outras unidades, como ICB e ICE) e 30 no ciclo profissionalizante (professores da FAO).

A criação do Programa de Pós-Graduação em Odontologia da UFAM – PPGO –, em 2012, buscou responder a uma imperiosa demanda da realidade regional que conta com apenas 2.683 doutores, correspondente a 4% no país. É grande a carência, portanto, de programas de formação de docentes e de pesquisadores na Amazônia, e esta situação agrava-se no campo da saúde, pois o número de programas de Mestrado é muito reduzido. No Estado do Amazonas, a título de ilustração, há nove cursos de graduação em Odontologia reconhecidos pelo MEC, cujos egressos possuem, doravante, uma opção para realizar o Mestrado em seu próprio estado, não necessitando mais, pois, ingressar em mestrados alheios a esta área ou, de forma análoga, se deslocar com destino à região sudeste do país.

Na última avaliação trienal, operada em 2012, o programa, que tinha apenas 1 ano de funcionamento, foi mantido com nota três. No período de 2013 até 2016, o programa  estabilizou no número de docentes, experenciando apenas um descredenciamento por motivo de saúde. A entrada e saída de alunos é homogênea, as defesas estão ocorrendo em um prazo médio de 24 meses, a produção intelectual do programa esta crescendo e melhorando sua qualificação. Tanto o é que, nestes quatro últimos anos, a produção científica de artigos em periódicos foi de 106 trabalhos, média de 26,5 ao ano.

A graduação interage cada vez mais das ações da pós-graduação e as disciplinas estão amadurecidas e geram uma boa base para os alunos. O programa se esforça para melhorar sua atuação na inserção social por meio da extensão universitária e busca constantemente financiamento externo com agências de fomento.

Produzido por :