PPGO | (92)99271-9886 |

DISCIPLINAS OFERTADAS PELA FACULDADE DE ODONTOLOGIA  NO PPGO

 

OFERTADA NO PRIMEIRO PERÍODO:

METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR - Carga Horária: 60 Créditos: EMENTA: Compreender as especificidades  da docência no Ensino Superior, de forma contextualizada, com vistas a desenvolver uma abordagem didática transformadora que possibilite a humanização do processo ensino-aprendizagem, abordando os temas: Universidade: compromisso político-social, impasses atuais e perspectivas. A problemática do ensino superior:   contextualização, políticas públicas, contradições e possibilidades. Especificidades da Docência no Ensino Superior: o movimento que caracteriza o trabalho formativo de novos profissionais e a constituição da profissionalidade docente. A docência na área da saúde, com foco no ensino da Odontologia: processo de “ensinagem”, formação humanizadora dos profissionais, epistemologia da área e abordagem didática com ferramentas da Tecnologia da Informação.  

OFICINA DE PUBLICAÇÃO Carga Horária: 45 Créditos: EMENTA: A disciplina é orientada para a preparação de resumos, apresentação e participação em seminários de pesquisa; pôsteres e artigos científicos, bem como para o processo de avaliação dos conselhos editoriais, sistema Qualis de classificação de periódicos; processo de submissão de um artigo científico.  

EPIDEMIOLOGIA Carga Horária: 45 Créditos: EMENTA: Desenhos de estudos epidemiológicos, Validade na pesquisa odontológica, Questionários na pesquisa odontológica, Revisão sistemática e meta-análise em odontologia. Indicadores epidemiológicos em odontologia. Levantamentos epidemiológicos nacionais, regionais e locais. Bancos de dados. Metodologia do trabalho de campo em epidemiologia.    

METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA E BIOÉTICA Carga Horária: 60 Créditos:EMENTA: Instrumentos metodológicos básicos, técnicas e conceitos para as tarefas que impliquem investigação de caráter científico abordando: Metodologia científica e a informação; a ciência e o conhecimento; a pesquisa científica e seu planejamento; tipos de pesquisa científica; pesquisa bibliográfica; levantamento de dados. Estrutura do trabalho científico e interpretação de dados. Conceitos de Bioética: Fundamentos da Bioética Clínica. Bioética e direitos humanos. Relacionamento profissional-paciente. Pesquisa envolvendo seres humanos.  

 

OFERTDADA NO SEGUNDO PERÍODO:

MÉTODOS DE INVESTIGAÇÃO DIAGNÓSTICA EM ODONTOLOGIA Carga Horária: 30 Créditos:EMENTA: Biofilmes bucais. Inflamação. DNA e duplicação. Regulação gênica. Diagnóstico microbiológico. Imunohistoquímica. Elisa. PCR. Hibridização in situ. Sequenciamento.  

POLITICAS E SAÚDE BUCAL DE POPULAÇÕES NA AMAZÔNIA Carga Horária: 60 Créditos: EMENTA: Estudo dos modelos assistenciais em saúde Bucal no Brasil para compreender a prática odontológica no seu desenvolvimento histórico, bem como a trajetória das ações coletivas de saúde bucal no sistema prestador de serviços públicos de saúde. Estudo de populações culturalmente diferenciadas na Amazônia (ribeirinhos e indígenas) com uma  abordagem sociocultural e epidemiológica dos principais agravos em saúde bucal.    

BIOESTATÍSTICA APLICADA EM ODONTOLOGIA Carga Horária: 45 Créditos: 3   EMENTA:  Principais métodos estatísticos como ferramenta na pesquisa científica. Conceitos gerais: população, amostra, variáveis quantitativas/qualitativas, distribuição amostral, transformação de variáveis, parâmetros, estatísticas paramétricas e não paramétricas, estimativas, rzão e proporção. Introdução aos testes de hipóteses. Comparação de uma e duas amostras. Comparação de populações. Comparações múltiplas. Testes de associação.    

ANTROPOLOGIA DA SAÚDE Carga Horária: 30 Créditos:EMENTA: Antropologia da Saúde: princípios, características e construção do campo no Brasil -  Saúde, doença e condições de vida na sócio-diversidade amazônica – Produção e modulação do processo saúde-doença na Amazônia – Modelos explicativos de  doença e práticas de cura em grupos culturalmente diferenciados –- Interfaces Epidemiologia social e Antropologia: no controle de agravos específicos;  em APS;  na avaliação de programas e serviços de saúde; no cuidado a grupos em situação de vulnerabilidade – Antropologia em saúde indígena.    

BIOMATERIAIS E BIOFÁRMACOS Carga Horária: 60 Créditos: EMENTA: Plantas medicinais; produção de metabólitos secundários e compostos bioativos em cultura de tecidos. Obtenção de fitofármacos. Atividades farmacológicas das plantas medicinais; correlação estrutura-atividade; toxicidade. Aplicação prática dos conhecimentos de microbiologia de fitoterápicos e realização de testes de compatibilidade biológica em odontologia.    

ENSAIOS LABORATORIAIS APLICADOS AOS MATERIAIS ODONTOLÓGICOS Carga Horária: 30 Créditos: EMENTA: Ensaios Mecânicos Destrutivos Estáticos. Ensaios Mecânicos Destrutivos Dinâmicos. Ensaios não Destrutivos.  Propriedades físicas e químicas dos materiais, instrumentos e equipamentos endodônticos e dos retentores intra-radiculares somados aos conceitos de capacidade de limpeza das técnicas de instrumentação endodôntica e das soluções auxiliares da instrumentação de canais radiculares.  

 

OFERTADO EM TODOS OS PERÍODOS AOS DISCENTES EFETIVOS:

ESTÁGIO DOCENTE Carga Horária: 60 Créditos: EMENTA: Estímulos pedagógicos aplicados à odontologia bem como vivencia e participação supervisionada nas disciplinas do curso de graduação em odontologia relacionadas com as linhas de pesquisa do programa, reforçando o conteúdo da disciplina de Metodologia do Ensino Superior, preparo de plano de ensino, planejamento das aulas, preparo da material didático; orientação clínico-laboratorial e processo de avaliação.

Produzido por :